terça-feira, 20 de abril de 2010

SIM SENHORES, o cinema brasileiro tem salvação

O que se vem na cabeça quando ouve alguém falar: "cinema nacional?"
Filme de favela, nordeste, xuxa, didi !? to certo ou to errado ? sinhozinhomalta
Sim, é um pensamento generalizado, e preconceituoso. Tem também as comédias românticas clichês passadas no Rio de Janeiro, e os filmes pseudo-indie passados na capital paulista.
É sério ! Não sai disso, e eu estou falando isso porque pretendo cursar cinema, sejamos realistas.
Então, lá estou eu ouvindo um nerdcast do JovemNerd, quando me deparo com a história de um estudante de cinema da PUC Rio, que por falta do que fazer, paixão, ou whatever, resolveu fazer um filme. Escreveu o roteiro, chamou uns amigos do Tablado; uma espécie de oficina de teatro aqui do Rio, do qual sai uma grande parte de futuros atores globais;  e pegou uma câmera emprestada na faculdade, mas tinha uma condição: só poderia usa-la dentro do campus.
O que veio a seguir foi meteórico.. o filme foi apresentado em festivais, ganhou prêmios, fez tanto sucesso que foi pra circuito digital, entrou em salas das principais capitais do país. Estamos falando de "Apenas o Fim" de Matheus Souza.
A história é o mais simples possivel.. "ela" interpretada por Erika Mader, resolve que cansou de sua vida e decide ir embora. Só tem uma hora pra passar com seu namorado, um geek interpretado por Gregório Duvivier.
O que vemos, é uma espécie de "Clube dos 5" com apenas 2 personagens. 
Ele tentando entender a mente da maluquinha, e ela tentando fazer valer a ultima hora de sua quase antiga vida.
Em meio a isso, eles falam sobre tudo em cenas flashback em um quarto: citam Cavaleiros do Zodiaco, Britney Spears, Boy Bands, Transformers, e um pouco de tudo, de quem cresceu nos anos 90.
Uma produção simples, de baixo custo, de diretor e atores iniciantes, com um roteiro brilhante, enfim... um filme simplesmente encantador.

Vi "Apenas o Fim" e já estava surpreso o bastante com o cinema brasileiro. Como se já não fosse muito, depois de ver uma comédia romântica que deu sono, com o Gerard Butler e a Rachel Green Jennifer Aniston, eu e meus amigos, resolvemos dar uma chance pra "As Melhores Coisas do Mundo" . 
O que pensar sobre um filme com adolescentes paulistas e com o astro modinha do momento, Fiuk ? Pois é, confesso, que eu não pensei nisso que você tá pensando agora!
Na primeira vez que eu vi o trailer, falei "esse filme deve ser foda".
Pois bem, fomos ver a produção de Laís Bodansky.
E eu realmente não me enganei, é simplesmente fantástico. Como eu li em uma critica, em um site whatever, "É tudo que Malhação deveria ser, e nunca foi."
Conta a história de Mano, interpretado pelo novato Francisco Miguez, que tem que lidar com todas as dúvidas dessa fase da vida.
O jovem passa por situações como o pai se revelar gay, e ir morar com um homem, um irmão emo-depressivo, uma paixão platônica pela gostosona da escola, uma grande pressão pra perder a virgindade, e etc. 
É uma sinopse cliche, mas nunca um filme adolescente foi tão sincero.
Quer dizer, eu, você, ou aquele seu primo retardado de 2º grau poderiamos estudar naquele colégio, e passar por aquelas situações.
Sem pudores e amarras, com palavrões, girias e atitudes tipicas dessa idade, o longa é de longe, um dos melhores filmes brasileiros da atualidade, e em meio a comédias românticas de Gloria Pires e Tony Ramos, é um achado raro. 
Conclusão: Sim, ainda há esperanças pro cinema nacional, e eu espero um dia fazer algo parecido com os filmes acima.
 

3 comentários:

  1. Mesmo ele quase ter me convencido que BBB é uma paixão nacional eu adoro esse blog, me deu ate vontade de assistir As melhores coisas do mundo. Enfim fico imaginando como será o filme do nosso futuro diretor Ferro.

    ResponderExcluir
  2. apenas o fim é genial, muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal,eu amo filme nacional,acho que é um dos melhores.Gostei muito do seu blog,voou te ajudar te seguindo.Espero que me ajude também.Bijinhos

    ResponderExcluir